Quer um cantinho aconchegante em casa? Invista em paisagismo suspenso! Não importa se a casa é grande ou pequena, se a casa ou apartamento tem um super espaço ou uma lavanderia apertada, a moda agora é tirar as plantas do chão deixá-las no ar.
Exemplo de uma planta suspensa
A arquitetura sempre inova, entende as necessidades de cada época e tenta, a qualquer custo, promover praticidade e conforto para as pessoas. Nessa onda de aconchego e casa para estar e receber, o verde das plantas tem sido cada vez mais requisitado na hora de compor os espaços. Por isso, ideias de jardins, hortas e orquidários aéreos tem sido tendências e os resultados agradam unanimemente.
Várias são as técnicas aplicadas para você ter um jardim para chamar de seu. Independentemente de você morar em um pequeno apartamento ou em uma casa com um gigantesco quintal, você pode ter sua própria horta com verduras, temperos e pequenos legumes. Ou ainda, ter uma verdadeira flora de suculentas plantadas em bolas de vidros ou de musgo.
Possibilidades
Esta bolota de musgo chama-se kokedama (koke=musgo e dama=bola). Trata-se de uma técnica japonesa derivada do bonsai, feita de uma mistura de terras e substrato, coberta de musgo. Nela as plantas são colocadas antes ou depois da amarração que a deixa firme e estável.
Nesta bolota pode-se plantar de tudo, até orquídeas. Para cuidar, há duas formas: colocar água no pé da planta, para umedecer o musgo ao redor, ou mergulhar o kokedama em um balde com água. Ela encharca e mantém a planta úmida por até uma semana.
Exemplo de Kokedama de orquidea
Bolas de vidro com orifícios extras para passar linha e ganchos também podem ser usados para suspender o jardim. Mais uma vez, várias plantas podem ser colocadas nessa base, mas as mais usadas, neste caso, são as suculentas e os cactos. Com eles é possível fazer terrários, onde são acomodadas várias espécies num mesmo espaço.
Exemplo bola de vidro com suculenta
Sustentabilidade
Um outro ponto positivo dos jardins suspensos é a possibilidade de reaproveitamento de material. Sabe aquela famosa garrafa pet? Ela vira vaso! Se a proposta for fazer um jardim vertical, para ter um quadro verde na parede, toda a base para receber as plantas pode ser feita com material reaproveitado.
Enfim, a criatividade pode rolar solta quando o desejo maior é ter plantas em casa, independentemente do tamanho do lar. Avalie, principalmente, seus hábitos antes de escolher as plantas que serão suspensas. Se você vai lembrar de regá-las todos os dias, você pode ter samambaias, lambaris, peperonis, planta-Jarro, avenca etc… No entanto, se você tem vida corrida e sabe que não vai conseguir dar atenção diária ao jardim, opte por Suculentas ou Cactos.
Dicas
– avalie muito bem o local onde vai colocar o jardim suspenso. Lá bate sol? Só tem sombra? Isso vai determinar uma das características da planta que você pode ter no seu espaço;
– se optar por painel verde, lembre-se que as plantas são cultivadas em terra e precisarão de um sistema de irrigação ou rega regular;
– para manter as plantas verdes e vistosas é preciso cuidar, e cada espécie demanda um tipo de cuidado;
– se quiser algo que demande menos cuidado, plantas que necessitam de menos água, opte por Suculentas ou Cactos.